Sábado – Pense por si

Pode a vacina da gripe afetar a covid-19? Como um estudo se tornou uma teoria da conspiração

Diogo Camilo
Diogo Camilo 01 de julho de 2020 às 14:52

Três membros de um hospital em Espanha divulgaram estudo que aponta que a vacina antigripal provoca uma "interferência imunológica" com a covid-19. Associação Espanhola de Vacinologia diz que trabalho é "desprovido de qualquer rigor científico", mas foi utilizado por grupos anti-vacinas para colocar a vacina como a causa da pandemia.

Tudo começou no Twitter e em grupos de Whatsapp de teorias da conspiração e anti-vacinas: "Hospital de Huesca relaciona a vacinação da gripe às mortes por covid-19". Um estudo ainda não publicado, realizado por três funcionários do Hospital de Barbastro, na cidade espanhola de Huesca, apontava que a vacina contra a gripe era perigosa pois poderia aumentar a vulnerabilidade perante uma infecção pelo novo coronavírus. O trabalho foi agora desacreditado pela Associação Espanhola de Vacinologia (AEV), ainda antes de ser divulgado em revista científica, por considerar que o estudo é desprovido de qualquer rigor científico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.