Sábado – Pense por si

Eutanásia foi praticada na Bélgica pela primeira vez a um menor

A eutanásia foi praticada pela primeira a um menor na Bélgica no âmbito da lei adoptada no país em 2014

A eutanásia foi praticada pela primeira a um menor na Bélgica no âmbito da lei adoptada no país em 2014, noticia hoje o jornal holandês Het Nieuwsblad.

A Bélgica é o único país no mundo que autoriza, sem limite de idade, menores "com capacidade de discernimento" e que sofram de uma doença incurável a optar por abreviar o sofrimento na sequência de uma modificação da lei sobre a eutanásia adoptada em Fevereiro de 2014.

O presidente da comissão federal de controlo e de avaliação da eutanásia, Wim Distelmans, confirmou este caso do menor ao Het Nieuwsblad, sublinhando que este continuava a ser um caso excepcional e que a eutanásia estava reservada aos casos desesperados.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.