Sábado – Pense por si

Esperança média de vida em Portugal caiu a pique com a pandemia

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de outubro de 2022 às 07:00

Apesar da queda abrupta, a esperança média de vida está a aumentar lentamente. Há 70 anos que não se registava uma redução com esta magnitude no indicador.

A pandemia de covid-19 matou 6,5 milhões de pessoas dois anos e meio. Além disso, teve um efeito que não surpreende: fez baixar a Esperança Média de Vida em vários países. Um novo estudo mostra que essa tendência decrescente se sentiu principalmente no ano de 2020 e a nível mundial. No entanto, alguns países já reverteram a tendência, mas o aumento da Esperança Média de Vida não está a acontecer à mesma velocidade em todos os países. Em Portugal, 2021 foi um ano de recuperação. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.