Sábado – Pense por si

Covid-19: Comité de Emergência da OMS volta a reunir-se hoje

A reunião, feita por teleconferência, visa "avaliar a evolução da pandemia e analisar as recomendações atualizadas" relativamente à doença.

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) volta a reunir-se hoje para avaliar a progressão da pandemia dacovid-19, quase três meses depois de ter aconselhado a declaração de emergência de saúde pública global.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que a reunião, feita por teleconferência, visa "avaliar a evolução da pandemia e analisar as recomendações atualizadas" relativamente à doença.

É a terceira vez que o comité de emergência se reúne por causa do novo coronavírus. A última reunião aconteceu a 30 de janeiro.

O comité de emergência da OMS é composto por peritos em saúde pública e outras áreas da rede internacional que serve para aconselhar a organização.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1.470 casos recuperados, de acordo com o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.