Sábado – Pense por si

2.500 pessoas posam nuas em nova instalação de Spencer Tunick

Iniciativa artística pretende aumentar a sensibilização para o cancro da pele.

Cerca de 2.500 pessoas posaram hoje nuas numa famosa praia em Sydney, Austrália, no âmbito de uma iniciativa artística para aumentar a sensibilização para o cancro da pele.

Bondi Beach tornou-se uma praia de nudismo ao amanhecer quando os 2.500 voluntários, nus, de todas as idades, posaram para o fotógrafo norte-americano Spencer Tunick, que os instruiu através de um altifalante a partir de uma plataforma elevada.

O evento foi organizado em conjunto com uma instituição de caridade que encoraja os australianos a fazer exames regulares com um dermatologista.

O número de participantes é aproximadamente equivalente ao número de australianos que morrem de cancro de pele todos os anos.

Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).