Secções
Entrar

Investigadores descobriram sequência completa do cromossoma Y

Andreia Antunes com Leonor Riso 24 de agosto de 2023 às 22:46

O mapeamento do cromossoma Y apresentava grandes lacunas devido às suas repetições e sequências intermináveis de letras genéticas que dizem a mesma coisa.

Investigadores revelaram na quarta-feira, dia 23, a primeira sequência completa do cromossoma Y que está presente no sexo masculino. Isto é um passo que poderá ajudar nas investigações sobre a infertilidade nos homens.

Getty Images

O artigo The complete sequence of a human Y chromosome foi publicado na revista Nature e mostra o último dos 24 cromossomas, estruturas em forma de fio que transportam a informação genética de célula para célula, do genoma humano a ser sequenciado.

"Este estudo fornece finalmente a primeira visão completa do código de um cromossoma Y, revelando mais de 50% do comprimento do cromossoma que anteriormente não constava dos nossos mapas genómicos", afirmou Karen Miga, professora de engenharia biomolecular da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e coautora do estudo.

Os genes do cromossoma Y ajudam a governar funções reprodutivas cruciais, como a produção do esperma, mas este cromossoma revelou-se difícil de decifrar devido à sua estrutura bastante complexa. O cromossoma Y é diferente do X e dos outros 22 cromossomas do genoma humano, por ser mais pequeno e ter pouco genes, no caso, apenas 27 genes em comparação ao cromossoma X que contém mil.

A sequência completa do cromossoma X foi publicado em 2020, mas uma grande parte do cromossoma Y do genoma humano apresentava grandes lacunas devido às suas repetições e sequências intermináveis de letras genéticas que dizem a mesma coisa.

O cromossoma tem muitas sequências de ADN que não contribuem para as suas características. Este ADN composto por sequências repetitivas deriva de pedaços de vírus antigos e genes mortos, e ocupa grandes porções do cromossoma Y.

"O cromossoma Y é o cromossoma mais pequeno e o que evolui mais rapidamente no genoma humano, e também o mais repetitivo, o que significa que o seu ADN contém trechos de ADN repetidos muitas vezes", disse Monika Cechova, genómica da UCSC e coautora do estudo, à Reuters.

Assim, esta investigação revelou características de regiões clinicamente relevantes do cromossoma Y, como o trecho de ADN, molécula que transposta a informação genética para o funcionamento e desenvolvimento do organismo, que contém genes envolvidos na produção de esperma.

Os investigadores conhecem agora a estrutura do centrómero, região do cromossoma que separa as cópias quando a célula se divide, e tem uma leitura mais completa da mistura de sequências repetitivas na extremidade do Y.

A compreensão mais complexa dos genes do cromossoma Y é promissora para investigações relacionadas com a fertilidade. "Muitos destes genes são importantes para a fertilidade e a reprodução e, especialmente, para a espermatogénese, pelo que a possibilidade de catalogar a variação normal, bem como as situações em que, por exemplo, ocorre a azoospermia [ausência de espermatozoides no sémen], pode ser útil para as clínicas de fertilização in vitro, bem como para a investigação da atividade destes genes", afirmou Cechova.

Esta descoberta mostra também como funcionam os genes para determinar o sexo e a produção de esperma, como o cromossoma evoluiu e se, como previsto, vai desaparecer dentro de milhões de anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela