Secções
Entrar

Greenpeace defende "controlo das alterações climáticas" no mundo

25 de julho de 2018 às 18:03

A organização ecologista afirma que vivemos num "mundo alterado pelo clima" depois de vários incêndios em Grécia e Suécia e ondas de calor no Japão.

A organização ecologista Greenpeace afirmou esta quarta-feira que os incêndios e as ondas de calor dos últimos dias são "consistentes com as previsões de um mundo alterado pelo clima" e que é "cada vez mais urgente controlar as alterações climáticas".

1 de 5

Face aos incêndios florestais na Grécia e Japão e às ondas de calor do Japão, que mataram dezenas de pessoas, a Greenpeace considera, em comunicado, que a mudança climática é um "factor claro quando as temperaturas "ainda estão a menos de um grau de aquecimento desde os níveis pré-industriais".

Os fogos no leste da Rússia e no Quebeque e Ontário, no Canadá, tornam este fenómeno "verdadeiramente global".

"A perspectiva do que poderíamos experienciar se a temperatura subisse além dos 1,5 ou 2 graus estabelecidos no acordo climático de Paris não são levados em consideração. Precisamos urgentemente controlar as alterações climáticas se vidas como as que estão a ser tragicamente perdidas forem salvas, e até mesmo para prevenir futuros eventos climáticos extremos", disse em comunicado Bunny Mcdiarmid, director executivo do Greenpeace Internacional.

Para o director da Greenpeace, "embora existam muitos factores complexos em jogo com eventos climáticos extremos", o que está a acontecer é "consistente com as previsões de um mundo alterado pelo clima".

A onda de calor no Japão fez pelo menos 80 mortos e levou 35 mil pessoas a receber tratamento hospitalar em três semanas.

Na passada semana, quando as temperaturas ultrapassaram os 35 graus, registaram-se 65 mortos, de acordo com a agência de gestão de incêndios e desastres. Quinze mortes tinham já sido declaradas nas duas semanas anteriores.

Na Grécia os incêndios causaram, pelo menos, 79 mortos, e os fogos que lavraram na região de Atenas causaram quase duas centenas de feridos, alguns em estado crítico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela