Secções
Entrar

Consumo de leite gordo cai 20% num ano

07 de fevereiro de 2016 às 15:05

Supermercados indicam que os consumidores podem optar por leite meio-gordo ou magro por razões de saúde

O consumo de leite UHT gordo em Portugal caiu 20% em 2015, face ao ano anterior, de acordo com dados da Nielsen disponibilizados pelo Continente à Lusa, tendo passado de 9.438.136 de litros para 7.551.786 litros.

"O leite, sendo de origem animal, é uma fonte de gordura saturada, ou seja, um tipo de gordura que quando consumido em excesso faz aumentar o colesterol LDL sanguíneo (mau colesterol). Por este motivo as recomendações são, tal como referido, para que se opte pelas versões magras ou meio-gordas", disse, por escrito, fonte daquela marca, que sublinhou que os valores da redução "estão em linha com o que se verifica nas lojas Continente".

Por seu lado e sem apresentar valores, fonte oficial do Pingo Doce referiu que se constata, naquelas lojas, "que o leite meio-gordo se destaca em termos de quota (em litros), seguindo-se o leite magro e [que] o leite gordo tem um peso bastante reduzido nesta categoria". No entanto, o Pingo Doce, "no que diz respeito à evolução de vendas (em litros), de 2014 para 2015" registou "um ligeiro crescimento na categoria do leite".

Para o director-geral da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, Paulo Leite, "o problema não se trata do leite gordo, trata-se do leite em geral", apontando para uma quebra de consumo na ordem dos 7%, a partir de dados de Outubro.

O mais recente boletim mensal de agricultura e pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE), de Janeiro, refere que, em Novembro de 2015 (último mês para o qual há dados disponíveis), "o volume total de produtos lácteos diminuiu 6,1% (-12,7% em Outubro), devido uma vez mais ao menor volume de leite para consumo (-11,2%)".

Novamente segundo o INE, no geral do leite para consumo, entre Janeiro e Outubro de 2015 e o período homólogo de 2014 havia uma quebra de 11,5%, de 709.872 toneladas para 628.196.

Já segundo dados da Nielsen utilizados pelo Observatório do Mercado do Leite da Comissão Europeia, o volume de leite UHT em Portugal nos primeiros dez meses de 2015 havia caído 7,1% face ao homólogo de 2014, mas, a nível de valor, a quebra era de 14,7% para igual período.

"Temos atribuído [a quebra] um bocado à campanha anti-leite que se tem vindo a desenvolver à volta de certos padrões e estilos de vida e a algumas mensagens cientificamente mal sustentadas que têm vindo a denegrir o aspeto nutricional do leite", disse Paulo Leite.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela