Secções
Entrar

Cientistas produzem válvula cardíaca funcional com impressora 3D

02 de agosto de 2019 às 10:16

A técnica poderá ajudar doentes que estão à espera de um transplante de coração, mas terá de ser validada em ensaios com animais e humanos.

Cientistas produziram uma válvula cardíaca funcional em colagénio, proteína que existe no corpo, com a ajuda de uma impressora 3D, divulgou a revista Science esta sexta-feira.

A experiência foi feita por investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

As primeiras tentativas de impressão a três dimensões com colagénio deram resultados gelatinosos, mas os cientistas conseguiram solidificar o material biológico alterando a sua acidez.

A técnica usada poderá no futuro, segundo os autores do estudo, ajudar doentes que estão à espera de um transplante de coração, mas terá de ser validada em ensaios com animais e humanos.

A curto prazo poderá reparar qualquer órgão, como um coração que sofreu uma perda de função após uma crise cardíaca, defendem os investigadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela