Secções
Entrar

Carne processada é cancerígena, diz OMS

26 de outubro de 2015 às 15:35

Bacon, salsichas ou presunto são alguns dos produtos prejudiciais à saúde

A carne processada, como bacon, salsichas ou presunto, é cancerígena para os humanos, alerta um estudo divulgado esta segunda-feira, dia 26, pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC, a sigla em inglês), da Organização Mundial de Saúde (OMS). A investigação concluiu também que a carne vermelha também potencia "provavelmente" o aparecimento de cancro. 

 

O relatório referiu que a ingestão diária de 50 gramas de carne processada - menos de duas fatias de bacon - aumenta a probabilidade de desenvolver cancro colo-rectal (também conhecido como cancro do intestino) em 18%.

 

O trabalho foi elaborado por um grupo composto por 22 especialistas de 10 países, que foram convocados para o Programa de Monografias daquela agência, sedeada na cidade francesa de Lyon.

 

Os especialistas consideraram que existem "provas suficientes" de que a ingestão de carne processada está ligada ao cancro colo-rectal.

 

"Para um indivíduo, o risco de desenvolver cancro colo-rectal por consumir carne processada é pequeno, mas o risco aumenta à medida que aumenta a quantidade de carne consumida", afirmou Kurt Straif, chefe do Programa de Monografias da IARC, citado num comunicado.

 

E acrescentou: "Tendo em conta o grande número de pessoas que ingere carne processada, o impacto global sobre a incidência de cancro é de grande importância para a saúde pública".

 

O grupo de trabalho da IARC teve em consideração mais de 800 estudos que investigaram a associação de mais de uma dúzia de tipos de cancro ao consumo de carne vermelha e de carne processada em vários países e populações com diferentes dietas.

 

Para o director da IARC, Christopher Wild, "estes resultados confirmam as recomendações actuais de saúde pública para se limitar o consumo de carne".

 

O representante lembrou, no entanto, o "valor nutricional" da carne vermelha, esperando que as conclusões do estudo sirvam para os governos e as agências reguladoras emitirem as suas próprias recomendações dietéticas.

 

No comunicado, a IARC especificou que o termo "carne vermelha" está associado a "todos os tipos de carne muscular de mamíferos, como carne de vaca, vitela, porco, carneiro, cavalo ou cabra".

 

Por sua vez, a carne processada está relacionada com produtos "que foram transformados através de um processo de salga, fumeiro, fermentação ou outros processos para melhorar o sabor ou conservação". Nesta categoria estão incluídos, entre outros, produtos como salsichas, presunto, carne enlatada, bacon e preparados ou molhos à base de carne.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela