Secções
Entrar

Ambientalistas lamentam "atitude despreocupada" do Estado sobre vespa asiática

11 de janeiro de 2018 às 16:59

Quercus assinala que "todas as medidas de combate à praga foram ineficazes" e que esta assola todo o país.

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para a "atitude despreocupada do Estado" relativamente à praga da vespa asiática e considera inaceitável que produtores florestais e organizações ambientais não participem na comissão criada para acompanhar este problema.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

"A atitude despreocupada do Estado faz temer o aumento da praga da vespa", segundo um comunicado da associação de defesa do ambiente, que se diz desiludida com a nova legislação que "não traz soluções".

Os ambientalistas referem ainda a ausência das entidades representativas de produtores florestais e do ambiente na Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa Velutina (CVV), uma situação que esperam que mude com uma reformulação do diploma.

Esta comissão foi recentemente criada com o objetivo de garantir a prevenção, controlo, informação ao público e vigilância "desta praga que assola quase todo o país", acrescenta a Quercus.

O problema da vespa velutina (ou vespa asiática) abrange "a segurança da população, mas também da biodiversidade, agricultura, ambiente e florestas" e a Quercus diz ser "inaceitável que não estejam englobados na Comissão criada por este despacho as Organizações de Produtores Florestais (OPF), as Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) e as suas respetivas federações e confederações".

"Não pode o Estado estar sempre a repetir que é necessário a intervenção da sociedade civil e depois deixar as organizações da sociedade civil de fora da CVV, especialmente quando é necessário o envolvimento de todos, e principalmente de quem está implantado no terreno", acrescentam os ambientalistas.

Desde que foi designada espécie invasora, em 2014, "todas as medidas de combate à praga foram ineficazes dando já uma ideia da complexidade exigida para conseguir resultados positivos", apontam ainda.

Um despacho publicado em Diário da república a 06 de outubro de 2017 criou a comissão de acompanhamento da vespa asiática refletindo o objetivo do Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, de obter uma avaliação da estratégia de combate a esta espécie invasora, avistada já em 12 distritos, apesar das tentativas de controlo dos últimos dois anos.

A vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011 na região norte de Portugal.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se não só na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, mas também para a saúde pública, porque, embora não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, reagem de modo muito agressivo se sentirem os ninhos ameaçados, podendo fazer perseguições até algumas centenas de metros.

A comissão é presidida em conjunto por representantes da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), integrando elementos das várias direções regionais de agricultura, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Direção-Geral de Saúde, Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (GNR-SEPNA), Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e associações dos municípios (ANMP) e das Freguesias (ANAFRE).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela