Sábado – Pense por si

Sabe tirar fotos às estrelas?

Daniel Lemos com Vanda Marques 31 de julho de 2024 às 23:00

Miguel e Maria Marques dedicam-se a fotografar o céu noturno e são capazes de passar semanas num local à espera da melhor imagem. O sonho é colaborar com a NASA.

Carregam 16 quilos de equipamento – entre tripés, câmaras, baterias, cabos e objetivas – e podem ficar uma noite toda à espera da fotografia perfeita. Miguel e Maria Marques dedicam-se à astrofotografia e sabem que a paciência é a melhor ferramenta. É que muitas vezes têm de ficar parados durante uma hora para captar uma estrela ou cometa. O jogo da persistência tem uma explicação – tiram fotografias de longa exposição, nas quais a máquina capta várias fotos ao longo do tempo que resultam numa só, criando dessa forma uma imagem com mais detalhes. "Durante essa hora, muita coisa pode acontecer. Às vezes viramo-nos e podemos bater no tripé e o enquadramento muda e temos que fazer tudo de novo", conta à SÁBADO Miguel Marques. Mas há outras peripécias. "Às vezes, chegámos a casa sem nenhuma fotografia porque a humidade nas câmaras estragou a imagem", explica Maria Marques.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.