Sábado – Pense por si

Bastidores: O matemático, o realizador e a designer

Rui Hortelão
Rui Hortelão 11 de novembro de 2015 às 17:00

O apelido da jornalista da SÁBADO despertou-lhe curiosidade. Leonel Vieira perguntou, então, a Maria Espírito Santo se pertencia à família de Ricardo Salgado. Riram-se os dois. É apenas uma coincidência, mas são poucos os que resistem à pergunta

Cédric Villani é matemático, dos mais conceituados da actualidade. Mas desdramatiza os maus resultados em Matemática. "Não é uma disciplina natural", como falar ou dançar. E aponta o único caminho para o sucesso nesta matéria: o esforço. Mas não foi para fazer contas ou ajudar o novo Governo a controlar o défice que Villani veio a Portugal. O que não o impediu de ter uma agenda louca: foi jurado do Estoril Film Festival, orador principal numa conferência sobre Ciência, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e ainda lançou a edição portuguesa da sua biografia. Pelo meio, teve uma longa conversa com a SÁBADO. Para ler nas págs. 92 a 94.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.