Sábado – Pense por si

Bastidores: A história não contada do visconde de Alvalade

Rui Hortelão
Rui Hortelão 27 de maio de 2015 às 17:06

“Faço tudo o que me pedem”, garantiu o escritor Raphael Montes. Mas não é bem assim. Quando lhe pedimos que fosse para dentro da mala, apontou o dedo à jornalista Catarina Homem Marques. Se o objectivo era demover-nos, falhou

A notícia da morte do visconde Alfredo Holtreman, fundador do Sporting e trisavô de José Maria Ricciardi e José Roquette, passou praticamente despercebida. Por um lado, porque ele pediu para não se fazerem convites nem anúncios; por outro, porque logo 31 horas depois, às 6 da manhã de 6 de Junho de 1920, morreu subitamente o então presidente do ministério – na época equivalente a primeiro-ministro –, António Maria Baptista. O curioso é ter sido publicada uma foto desconhecida do visconde na notícia doDN, em que surge bastante mais novo do que a imagem que temos na capa. Filipe Raminhos ainda fez um desenho a partir dessa foto para usar na árvore genealógica, mas a diferença do que conhecemos é tão grande que optámos por não usá-lo. Um trabalho do jornalista Pedro Jorge Castro, para ler nas págs. 38 a 48.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.