Sábado – Pense por si

ASAE apreende fidget spinners por não serem seguros

03 de junho de 2017 às 11:09
As mais lidas

O valor total da apreensão ascende a mais de 45 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 16.000 brinquedos "spinners", muito populares entre as crianças, por falta de requisitos de segurança.

Em comunicado, este organismo informou que a apreensão ocorreu durante uma operação de fiscalização, a nível nacional, na área de segurança de brinquedos, direccionada para os "spinners", um dispositivo com três pontas, cujo objectivo é girar.

Como resultado da acção de fiscalização - que incidiu ao longo de todo o circuito comercial -- foram fiscalizados mais de 60 operadores económicos e efectuadas apreensões de cerca de 16.000 brinquedos.

Foram ainda instaurados 23 processos de contra-ordenação, por falta de marcação CE, ou por marcação fraudulenta, e por falta de aviso de contra-indicação para crianças menores de três anos, "por se tratar de brinquedos que têm peças facilmente destacáveis e serem perigosos para crianças com idade inferior".

Segundo a ASAE, "o valor total da apreensão ascende a mais de 45 mil euros".

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.