Secções
Entrar

Sete tradições de Ano Novo em todo o mundo

Luana Augusto 31 de dezembro de 2023 às 11:26

Cebolas nas portas, passeios com malas de viagem, ou frutas redondas. Conheça algumas das tradições que marcam a passagem de ano um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, as cuecas azuis, as 12 passas e as panelas não podem faltar na passagem de ano. Semelhante a Portugal, Espanha também tem por hábito à meia-noite encher a boca com 12 uvas para trazer 12 meses cheios de prosperidade. No entanto, há quem tenha tradições completamente diferentes.

REUTERS/Yiorgos Karahalis

Grécia


Na Grécia a cebola não é um simples ingrediente de cozinha. Também pode trazer sorte para o ano que se aproxima. No dia de Ano Novo é comum as famílias frequentarem a igreja, no entanto, quando estão de regresso a casa penduram uma cebola na porta. Acredita-se que esta tradição traz saúde, fertilidade e longevidade.

REUTERS/Pascal Lauener


Escócia


Na Escócia, a tradição do primeiro pé remonta há centenas de anos. O costume diz que após a meia-noite do novo ano, a primeira pessoa a entrar em casa deve levar um presente. Por norma, o convidado leva carvão, que simboliza calor para o ano seguinte, pão preto,Shortbread(uma bolacha escocesa), sal ou whisky para representar saúde, prosperidade e barriga cheia para o próximo ano.


REUTERS/Ritsuko Ando


Filipinas


Na passagem para o Ano Novo as bolas são as formas favoritas dos filipinos. Ao que parece, a fruta que é servida tem de ser redonda, já que lembra as moedas, e há até quem use roupas às bolinhas.

REUTERS/Cheryl Ravelo


Japão


No Japão, a contagem decrescente para o início do novo ano é realizada através das 108 badaladas dos sinos, que se encontram localizados nos templos. A última badalada acontece à meia-noite e marca a entrada do ano novo japonês. A tradição representa também a purificação dos homens, uma vez que segundo o budismo, as badaladas ocorrem para renegar os 108 pecados humanos.

REUTERS/Issei Kato


América Latina


Uma das tradições de passagem de ano em países da América Latina, como o Chile, é sair à rua com uma mala de viagem vazia e dar um passeio. O cumprimento deste costume assegura que o próximo ano estará repleto de viagens.

REUTERS/Nacho Doce


Dinamarca


Os dinamarqueses têm o costume de partir os pratos contra a porta dos familiares, após o jantar de Ano Novo - o que representa um gesto de boa sorte. No entanto, parece que esta tradição está a ser moderada e está a abrir portas a uma outra: saltar de uma cadeira depois do relógio bater a meia-noite. Diz-se que este costume traz fortuna para quem o pratica.

REUTERS/Susana Vera


Porto Rico


Em Porto Rico a tradição é atirar 12 baldes de água para afugentar os maus espíritos. Quem está na praia, pode simplesmente atirar-se de costas para o mar.

REUTERS/Pablo La Rosa
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela