Secções
Entrar

Rapaz de 13 anos sobrevive a queda de 30 metros no Grande Canyon

Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira 14 de agosto de 2023 às 12:16

O jovem fraturou nove vértebras, e outros ossos. Teve alta do hospital este sábado, dia 12, e está a fazer a viagem para casa, onde deve chegar amanhã.

Wyatt Kauttman, um rapaz de 13 anos da Dakota do Norte, sobreviveu a uma queda de 30 metros na margem Norte do Grande Canyon durante uma viagem de família.

REUTERS/Jim Urquhart

As equipas de emergência demoraram cerca de duas horas para resgatar o jovem após ter escorregado de um penhasco na terça-feira, dia 8. Wyatt caiu 30 metros no trilho de Bright Angel Point.

O resgate foi feito com recurso a uma corda até um trilho íngreme e estreito, onde a equipa de busca e salvamento do Serviço Nacional de Parques elevou o rapaz em segurança até à margem.

Wyatt Kauttman foi transportado de helicóptero até um hospital em Las Vegas para o tratamento de nove vértebras partidas, uma rutura no baço, colapso pulmonar, uma concussão cerebral, uma mão partida e dedo deslocado.  

"Estava junto ao precipício e estava a sair do caminho para que outras pessoas pudessem tirar uma fotografia", disse o jovem à estação de televisão americana Phoenix KPNX. "Agachei-me e estava a agarrar-me a uma pedra, só tinha uma mão agarrada a ela, não estava a agarrar muito bem, estava a puxar-me para trás. Perdi o controlo e comecei a cair para trás", acrescentou.

As equipas de resgate tiveram de descer o penhasco com uma corda para tirar o rapaz ferido do desfiladeiro num cesto. "Só me lembro de acordar por momentos e estar na parte de trás de uma ambulância e de um helicóptero, entrar num avião e chegar aqui", mencionou o Wyatt.

O pai de Wyatt, Brian Kauffaman, estava na Dakota do Norte quando soube da queda e do resgate do seu filho.

"Estamos extremamente gratos pelo trabalho de toda a gente, duas horas é uma eternidade numa situação como esta", disse Brian Kauffaman. Segundo o pai, Wyatt e a mãe estavam numa viagem a visitarem parques nacionais quando ocorreu o incidente.

Wyatt teve alta do hospital no sábado, dia 12, e está a fazer a viagem para casa. Espera-se que o jovem e a mãe cheguem a Casselton, na Dakota do Norte, na terça-feira. "Temos sorte de levar o nosso filho para casa num carro, no banco da frente, em vez de numa caixa", disse Brian Kauffman à KPNX.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela