Secções
Entrar

Papa abre a porta para que "influenciador de Deus" se torne santo

Luana Augusto 24 de maio de 2024 às 16:45

Carlo Acutis morreu em 2006, com 15 anos. Desde que se encontra seputado, em Itália, que já lhe foram atribuídos dois milagres. Agora, pode estar perto de se tornar santo. O primeiro nascido neste milénio.

Nascido em Londres, Carlo Acutis ficou conhecido como o "influenciador de Deus", quando decidiu utilizar a internet para divulgar ensinamentos da Igreja Católica. Agora, o jovem de 15 anos que morreu em 2006, vítima de leucemia, está prestes a tornar-se santo.

DR

Seputaldo numa caixa de vidro, em Assis, Itália, Carlo Acutis é venerado por milhares de fiéis. Os vários encontros com o futuro santo já levaram até o Papa Francisco a atribuir-lhe na passada quinta-feira um segundo milagre.

O primeiro, que conduziu à beatificação de Carlo Acutis em 2020, ocorreu com uma criança brasileira de 7 anos, cuja doença lhe tinha afetado gravemente o pâncreas. No entanto, quando o avô tocou numa das relíquia do futuro santo, a menina ficou curada.

Quanto ao segundo milagre, que foi aprovado pelo Papa após uma reunião com o departamento de santos do Vaticano, este ocorreu também com uma criança da Costa Rica. A 8 de julho de 2022, a mãe dirigiu-se até à cidade italiana de Assis para depositar uma carta junto do túmulo de Acutis, onde revelava a angústia da filha - que havia sido vítima de um traumatismo craniano após a queda de uma bicicleta. No mesmo dia em que a mãe entregou a carta, o hospital informou que a criança já estaria a recuperar.

Carlo Acutis morreu em Monaza, em Itália - cidade onde passou grande parte da sua infância. Um ano após a morte, o corpo foi transferido para Assis, onde se encontra até atualmente.

Além de ter criadositespara a paróquia e escola que frequentava, ficou também conhecido por lançar um outro, onde procurava documentar todos os milagres eucarísticos relatados. Este último foi traduzido para vários idiomas e serviu até de base para uma exposição que já viajou um pouco por todo o mundo.

A sua vida é também lembrada no Reino Unido, onde, em 2020, o Arcebispo de Birmingham fundou a Paróquia do Beato Carlo Acutis. Já na gruta de Crafim, na Escócia, existe uma estátua do futuro santo.

Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas