Secções
Entrar

ONU celebra atribuição do Nobel ao PAM, “o serviço de emergência” à fome

09 de outubro de 2020 às 16:05

António Guterres assinalou que a agência funciona "acima da política, com as necessidades humanitárias a guiarem as suas operações".

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, congratulou-se hoje com a atribuição do prémio Nobel da Paz ao Programa Alimentar Mundial (PAM), agência que definiu como "o serviço de emergência" global face à fome.

"As mulheres e os homens do PAM enfrentam perigos e a distância para distribuir alimentos vitais aos que sofrem devido aos conflitos, às vítimas de desastres, às crianças e às famílias que não sabem qual será a sua próxima refeição", disse Guterres.

O líder da ONU, na qual o PAM está integrado, assinalou ainda que a agência funciona "acima da política, com as necessidades humanitárias a guiarem as suas operações".

Guterres recordou que o PAM depende das contribuições voluntárias dos Estados membros e dos cidadãos, sublinhando que esta solidariedade é hoje muito necessária para responder à pandemia do novo coronavírus e a outras crises, como as alterações climáticas, com impacto na fome.

"Num mundo de abundância, é inconcebível que centenas de milhões de pessoas se deitem com fome todos os dias. Mais milhões estão agora à beira da fome devido à pandemia da covid-19", lamentou.

O PAM foi distinguido hoje com o Nobel da Paz pelos seus esforços na luta contra a fome, por prevenir a sua utilização como arma de guerra e contribuir para a melhoria das condições para a paz nas zonas de conflito.

Fundada em 1961 e com sede em Roma, a agência ajudou o ano passado perto de 100 milhões de pessoas em 88 países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela