Secções

Morreu o ator e encenador Juvenal Garcês aos 59 anos

04 de agosto de 2020 às 16:31

Juvenal Garcês trabalhou com encenadores como Filipe La Féria, João Lourenço e Carlos Avilez e foi co-fundador, com Mário Viegas, da Companhia Teatral do Chiado.

O ator e encenador Juvenal Garcês morreu hoje, aos 59 anos, na ilha da Madeira, disse à agência Lusa fonte da família.

Segundo a mesma fonte, não são conhecidas as causas da morte.

Juvenal Garcês vivia atualmente na Ribeira Brava, onde nasceu a 31 de maio de 1961.

O ator e encenador estreou-se no Grupo Experimental de Teatro do Funchal em 1977, numa encenação do "Auto da Barca do Inferno".

Segundo o Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, na década de 1980, já em Lisboa, Juvenal Garcês trabalhou com a Casa da Comédia e em 1990 fundou, com Mário Viegas, a Companhia Teatral do Chiado, na qual trabalhou nos anos seguintes, interpretando obras como "A Birra do Morto", de Vicente Sanches, ou "Enquanto se Está à Espera de Godot", de Samuel Beckett.

"Dá Raiva Olhar para Trás", de John Osborne, "Hedda Gabler", de Henrik Ibsen"A Menina Júlia", de August Strindberg, e "As Vampiras Lésbicas de Sodoma", de Charles Busch, foram algumas das peças que encenou.

A encenação de maior êxito de público terá sido "As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos", adaptação do original de Adam Long, Daniel Singer e Jess Borgeson, com mais de 600 apresentações e cerca de 30 mil espectadores.

Ao longo da carreira, Juvenal Garcês também trabalhou com encenadores como Filipe La Féria, João Lourenço e Carlos Avilez.

De acordo com o Movimento Pelos Profissionais das Artes Performativas, Juvenal Garcês regressou à Ribeira Brava, na Madeira, depois da extinção da Companhia Teatral do Chiado, sediada no Teatro-Estúdio Mário Viegas, atualmente Sala Mário Viegas do São Luiz, Teatro Municipal de Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela