Secções
Entrar

Jogo de tabuleiro para ajudar a identificar bullying

25 de fevereiro de 2017 às 11:29

Os jogadores têm que descobrir quem foi o agressor, a testemunha, que tipo de bullying foi cometido e em que local da escola aconteceu

Duas psicólogas criaram um jogo pedagógico de tabuleiro para ajudar as crianças e os adultos que joguem com elas a identificarem situações debullyinge a desenvolverem competências para lidar com o problema.

O jogoBullying: Um dia na escolatem "por objectivo ajudar a Maria Inês, a personagem principal, que é uma vítima debullyingna escola", disse àLusaa psicóloga Júlia Vinhas, do centro CADIn - Neurodesenvolvimento e Inclusão.

Os jogadores têm que descobrir quem foi o agressor, a testemunha, que tipo debullyingfoi cometido e em que local da escola aconteceu, explicou Júlia Vinhas, que, em conjunto com a psicóloga Rosário Carmona e Costa, desenvolveu o jogo que apresentado este sábado em Lisboa.

Para poderem ter acesso à informação que permite descobrir o que se passou, os jogadores têm que ir respondendo a questões centradas em cinco áreas de competências: assertividade, controlo de impulsos, promoção da empatia, identificação do 'bullying' e resolução de problemas. "É desta forma que vamos treinando as competências e dirigindo o tipo de respostas dadas a cada situação de conflito", disse a psicóloga, comentando que "é uma forma muito lúdica de aprender".

O principal objetivo - salientou - é que as vítimas e as testemunhas saibam como atuar nestas situações, e os agressores percebam os comportamentos que constituembullying.

"Só consideramos uma situação debullyingquando existe intencionalidade no ato e é uma situação repetida", explicou a psicóloga.

Júlia Vinhas adiantou que a adesão ao jogo tem sido bastante boa: "Todos os meninos com quem tive já o privilégio de jogar gostam porque é um desafio".

A criação do jogo, desenvolvido pelo CADIn em parceria com a editora Ideias com História, surgiu da necessidade de desmistificar junto das crianças, dos professores e das famílias os tipos debullyingque existem e o "tipo de agressores".

"Muitas vezes a definição debullyingnão está correcta, por vezes há uma desvalorização de algumas agressões em contexto de recreio e por isso sentimos necessidade de através de um jogo de tabuleiro ir desmitificando" o fenómeno, adiantou.

Ao centro de apoio ao desenvolvimento infantil chegam crianças vítimas debullying, mas também alguns agressores, por "questões comportamentais" e "por queixas das escolas", contou Júlia Vinhas.

Um recente relatório da UNESCO revela que dois em cada dez alunos em todo o mundo são vítimas debullying.

Esta organização defende que a escola deve combater este tipo de violência, ensinando as crianças a compreender e a lidar com as situações de agressão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela