Secções
Entrar

Investigador quer ganhar o Festival da Canção

24 de maio de 2016 às 10:31

Um professor e investigador na Universidade Lusófona realizou um estudo com o objectivo de trazer o Festival da Eurovisão para Lisboa para promover o turismo e o País

Portugal é o país que "mais vezes participou sem nunca ganhar", lembrou Jorge Mangorrinha, arquitecto e professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sublinhando que Portugal só não participou em 1970, 2000, 2002, 2013 e em 2016, e apenas conseguiu, nas restantes edições, ter "nove canções dentro do top 10 das posições finais".

Não por falta de qualidade dos cantores mas porque, "para ganhar o concurso, havia que promover poderosamente uma canção, organizar cocktails, distribuir pastas pejadas de informação e negociar entre delegações" e, por outro lado, "manifestar vontade de organizar uma edição do festival", garantiu o professor num estudo sobre a participação de Portugal no Festival da Eurovisão e a influência deste no turismo.

Porém, diz o estudo, "os responsáveis nunca tiveram verdadeiramente a intenção de ganhar e nunca quiseram discutir a sua posição final", perdendo-se, segundo Mangorrinha, o que "podia ter sido uma oportunidade de assumir um papel significativo para a música portuguesa e para um impulso turístico".

Mas o professor quer mudar isso e está a elaborar outro estudo para ganhar o festival e trazê-lo a Lisboa. 

Mangorrinha defende uma estratégia conjugada entre interesses públicos e privados, em três aspectos fundamentais: "A canção, o posicionamento da RTP perante os autores portugueses e a música e a importância das parcerias [Ministério dos Negócios Estrangeiros, Turismo de Portugal, editoras e outras empresas com interesse], para um objectivo ganhador".

A receita passaria ainda por "ausência de preconceitos, tempo de preparação e uma ambição ganhadora", no sentido de trazer para Portugal uma edição do festival.

A ideia é avaliar "infraestruturas, transportes, plano de emergência e segurança, hotelaria, cultura, comércio, a animação diurna e nocturna e capacidade de carga dos espaços", tendo por base dois pólos principais: o MEO Arena, onde se realiza o Festival em espaço coberto, e o Terreiro do Paço, como espaço de actuações, nos dias anteriores.

A ligar um e outro, "teremos essa extensa margem de rio, a que chamamosavenida da Eurovisão, cuja oferta já instalada será potenciada e valorizada com novos elementos efémeros e definitivos", acrescentou o mentor do futuro estudo, cujas conclusões "serão entregues à RTP".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela