Secções
Entrar

Investigação SÁBADO. A luta de um veterinário contra um crime ambiental

Ana Leal 10 de novembro de 2023 às 07:00

Há sete anos que Filipe Pereira luta contra um atentado ambiental. O foco poluidor tem origem no complexo mineiro de Aljustrel explorado pela Almina. A não perder no Investigação SÁBADO esta noite, na CMTV.

Filipe Pereira, jovem veterinário, luta há mais de sete anos contra aquilo queconsidera ser um atentado ambiental. Em causa está a poluição de uma ribeira que atravessa a sua propriedade em Aljustrel, cujo foco poluidor tem origem no complexo mineiro, o principal empregador privado desta vila alentejana.

A Almina explora as minas desde 2008 e a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) é a empresa estatal que tem a função de minorar os problemas ambientais decorrentes de antigas explorações mineiras. Nenhuma das empresas assume qualquer tipo de responsabilidade. "Quando a empresa Almina começou a explorar esta mina, havia um passivo ambiental que foi assumido pelo Estado – isto é uma maravilha, não é? Ou seja, o passivo ambiental serve de desculpa para tudo!", diz Filipe Pereira àSÁBADO, não escondendo a sua indignação e aquilo que tem sido a sua luta nos últimos anos.

Conheça toda a história no Investigação SÁBADO, esta noite, a seguir ao Grande Jornal, na CMTV.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela