Secções
Entrar

Filho de Salgueiro Maia luta para ser reconhecido pela Justiça portuguesa

SÁBADO 16 de fevereiro de 2025 às 12:03

Andrew Salgueiro Maia tem um teste de ADN que prova quem é o seu pai, mas o Tribunal alega que esgotou os prazos legais.

Um homem de 40 anos luta desde 2013 para ser reconhecido pela Justiça portuguesa como filho do Capitão de Abril Salgueiro Maia. Andrew Salgueiro Maia nasceu nos Estados Unidos, país onde em 2008 mudou os seus apelidos. Afinal, o Instituto de Medicina Legal de Lisboa realizou um teste de ADN que comprovou haver 99,9% de probabilidades de Fernando José Salgueiro Maia ser o pai de Andrew, relata a SIC

Direitos Reservados

Porém, em Portugal, o Tribunal de Santarém não aceitou a prova de ADN como razão para reconhecer Salgueiro Maia como pai de Andrew por se terem esgotado os prazos legais, apesar de haver decisões do Supremo Tribunal e do Constitucional em sentido contrário. 

A mãe de Andrew Salgueiro Maia conheceu o Capitão de Abril em 1977. Ela emigrou para os EUA e relacionaram-se em 1984, nos Açores, quando ambos eram ainda casados. Andrew nasceu meses depois desse encontro. Em 2007, ela revelou a verdade ao filho. 

Agora, Andrew contratou um especialista de forma a poder apresentar um novo recurso junto da Justiça. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela