Secções
Entrar

Covid-19: "Costureiras solidárias" de Lisboa ajudam a produzir máscaras para profisisonais

09 de abril de 2020 às 16:42

Estão a ser produzidas 1.050 máscaras que depois serão higienizadas e enviadas para hospitais da zona de Lisboa e Vale do Tejo.

Vinte "costureiras solidárias" do programa BIP/ZIP -- Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária da Câmara de Lisboa estão a ajudar a produzir 1.050 máscaras, numa parceria que envolve a iniciativa PORTUGAL COnVIDa TODOS e a Faculdade de Arquitetura.

"São 21 pessoas que já estão envolvidas nesta primeira fase, 21 pessoas dos nossos projetos BIP-ZIP, as nossas costureiras solidárias e as associações, e seis pessoas do ateliê da Faculdade de Arquitetura que estão no corte", disse à Lusa a vereadora responsável pelos pelouros do Desenvolvimento Social e da Habitação da Câmara de Lisboa, Paula Marques.

Neste momento, segundo a autarca, estão a ser produzidas 1.050 máscaras que depois serão higienizadas e entregues à Faculdade de Arquitetura.

Posteriormente, através do projeto PORTUGAL COnVIDa TODOS, as máscaras serão enviadas para hospitais da zona de Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com Paula Marques, a iniciativa partiu do arquiteto Marco Moreira, que, depois de constatar a dificuldade que existia em encontrar máscaras devido à pandemia de covid-19, lançou o projeto PORTUGAL COnVIDa TODOS e "desenvolveu um modelo de máscaras de proteção em material hospitalar para profissionais de saúde".

Posteriormente estabeleceu uma parceria com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa para fazer o corte da máscara e contactou a Câmara de Lisboa para também entrar no projeto através do programa BIP/ZIP.

"Há uma série de projetos BIP-ZIP e alguns têm como 'core' a área da costura, também na perspetiva dos projetos de empregabilidade, de pessoas com baixos rendimento e também de ocupação. O arquiteto Marco Moreira contactou-nos na perspetiva de sermos parceiros, fazermos uma rede solidária BIP-ZIP em que o arquiteto Marco Moreira concebe, a Faculdade de Arquitetura corta e as nossas costureiras solidárias dos vários projetos confecionam as cogulas", explicou Paula Marques (Cidadãos por Lisboa, eleita nas listas do PS).

Nesta primeira fase associaram-se à iniciativa o projeto "CosturArt-te" (que junta as Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e a Fundação Aga Khan) e o projeto "Desde Pequenino se faz o Figurino" (que junta a Associação de Reformados do Bairro do Condado, a Associação de Moradores do Bairro da Quinta do Chalé e a Cooperativa Nacional de Apoio a Deficientes).

"Estamos a preparar uma segunda fase associando mais projetos nossos nesta parceria para continuarmos a fazer este trabalho, com este circuito", acrescentou a vereadora.

 O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 280 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela