Secções

Concerto da Coragem solidário junta em Lisboa Ikonoklasta, Bonga e Mayra Andrade

24 de novembro de 2019 às 15:03

O início do espetáculo, que decorre no Lisboa ao Vivo - LAV, está marcado para as 21h00 de 05 de dezembro e os bilhetes custam 15 euros.

Ikonoklasta, nome artístico do ativista luso-angolano Luaty Beirão, a Orquestra de Batukadeiras de Portugal e a cabo-verdiana Mayra Andrade, entre outros, atuam a 05 de dezembro em Lisboa, no Concerto da Coragem, promovido pela Amnistia Internacional Portugal.

O Concerto da Coragem, "de homenagem aos/às defensores/as de direitos humanos em África", contará com a participação de Mayra Andrade, NBC, Bonga, Ikonoklasta e Orquestra de Batukadeiras de Portugal e apresentação da atriz Cláudia Semedo, de acordo com informação divulgada pela Amnistia Internacional Portugal.

O início do espetáculo, que decorre no Lisboa ao Vivo -- LAV, está marcado para as 21:00 de 05 de dezembro e os bilhetes custam 15 euros.

Num email, no qual promove o espetáculo, a Amnistia Internacional Portugal pergunta: "Lembra-se de ter ajudado a salvar a vida de Luaty Beirão, que em 2015 fez greve de fome por ter sido detido em Angola juntamente com outros ativistas, os mundialmente conhecidos por 'Angola15+2?". "Pois bem. Agora ele vem retribuir", refere.

Luaty Beirão foi detido em 2015, e posteriormente julgado e condenado, a 28 de março de 2016, com outros 16 ativistas acusados de tentativa de golpe de Estado contra o ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no que ficou conhecido como o processo dos 15+2.

Os jovens foram condenados a penas efetivas de cadeia, depois de seis meses de prisão preventiva e mais de quatro meses em prisão domiciliária.

Em junho de 2017, depois de o Tribunal Supremo decidir a favor do 'habeas corpus' apresentado pela defesa pedindo a libertação por prisão ilegal, acabaram por ser libertados.

Na altura, a Amnistia Internacional Portugal realizou várias ações pela libertação imediata destes ativistas, cujo período de detenção foi acompanhando de perto.

O Concerto da Coragem, cuja receita reverte para a Amnistia Internacional Portugal, faz parte da programação do II Fórum da Coragem.

De acordo com informação disponível no 'site' da Amnistia Internacional Portugal, organizadora da iniciativa, o II Fórum da Coragem decorre entre 05 e 07 de dezembro, "com foco nos direitos humanos em África", nomeadamente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Além do Concerto da Coragem, no dia 05, o programa prevê uma conferência, no dia 06, que contará com a participação "do secretário-geral da Amnistia Internacional, Kumi Naidoo, e do diretor regional para a África do Sul, Deprose Muchena, entre outros especialistas e peritos, que trarão uma visão sobre os direitos humanos em África por várias perspetivas, desde investigação no terreno, análises académicas, formas de ativismo e claro, sempre com muita inspiração".

No dia 07, o foco é o trabalho da Amnistia Internacional em Portugal. "Em simultâneo decorrerá a Assembleia Geral da organização, que é exclusiva para membros", lê-se no 'site' da Amnistia Internacional Portugal.

O I Fórum da Coragem, "um espaço de debates, exposições, networking e de muita inspiração", decorreu de 07 a 09 de dezembro de 2018 no Museu das Comunicações, em Lisboa.

Ao longo de três dias, "juntaram-se organizações da sociedade civil, entidades administrativas governamentais e defensores e defensoras dos direitos humanos para falar sobre os grandes desafios dos direitos humanos da atualidade".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela