A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Chinelo de direita ou de esquerda? Como um anúncio das Havaianas está a dividir o Brasil
Fernanda Torres é protagonista de um anúncio que está a gerar críticas entre os "bolsonaristas" e até já há quem peça o boicote à marca.
As divisões políticas do Brasil têm uma nova, e inesperada, cara: a marca de chinelos brasileiros Havaianas. Tudo começou com o mais recente anúncio publicitário da marca em que Fernanda Torres – atriz nomeada para os Óscares – afirma que não quer que os brasileiros entrem em 2025 “com o pé direito”, mas sim “com os dois pés”.
Mulher sorridente segura chinelos Havaianas com as cores do Brasil
Havaianas
Uma marca que começou para os trabalhadores e 'virou' símbolo nacional
A Havaianas foi fundada em 1962 inspirada nas sandálias japonesas zori. No início existia apenas o modelo branco e não possuía um grande atrativo visual. No entanto os chinelos eram vendidos a um valor acessível e passado apenas um ano já eram produzidos mais de 13 mil pares por dia. Durante os primeiros trinta anos da marca os principais compradores eram os trabalhadores das classes mais baixas, tanto que as Havaianas eram conhecidas como “chinelo de pobre”, mas em 1991, com o lançamento do modelo Havaianas Sky, as classes mais altas começaram a ser conquistadas. Foi depois desse marco que mais modelos, e lojas, começaram a surgir e com o tempo as Havaianas tornaram-se um dos produtos mais usados no quotidiano dos brasileiros e um símbolo do país. A marca, que atualmente conta também com acessórios para a praia, sandálias e toalhas, vende mais de 200 milhões de pares de Havaianas por ano e está presente em mais de 100 países.Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Celebridades
Indústria cinematográfica
Política
Prisão
Brasil
Fernanda Torres
Bia Kicis
Jair Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro
Valesca Popozuda
Crocs
Artigos recomendados
As mais lidas
Rede de burlões desmantelada. Imitavam bancos para roubar
22 de dezembro de 2025 às 23:00Tomás Guerreiro
Cavaleiro do Chega detido por pedofilia
22 de dezembro de 2025 às 07:00João Amaral Santos
Sim, André Ventura admitiu que já votou em José Sócrates
20 de dezembro de 2025 às 08:39Alexandre R. Malhado
Marques Mendes recusa dizer como ganhou €709 mil nos últimos dois anos
16 de dezembro de 2025 às 23:00Carlos Rodrigues Lima
Júlio Isidro passou noite de Consoada com prostituta
17 de dezembro de 2025 às 19:35CM