Sábado – Pense por si

Vende-se tecnologia

12 de maio de 2011 às 10:36

No I2P, aprende-se a transformar conhecimento científico em negócio. Os investigadores das universidades de Lisboa, Aveiro, Coimbra e do Algarve já estão preparados para comercializar as suas invenções.

Os peixes conversam e os humanos assistem. Com a tecnologia FishTalk, a profundidade deixou de ser um problema. Estejam onde estiverem, é possível ouvir os sons emitidos pelas espécies, analisar comportamentos e reproduzi-los para fins comerciais. Não é por acaso que a equipa de investigadores da Universidade de Lisboa saiu vencedora da edição de 2011 do Idea to Product Competition (I2P), concurso de planos de comercialização de tecnologias, que teve origem na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos da América (EUA). A iniciativa visa apoiar equipas de investigadores, oriundas de instituições de Ensino Superior, na criação de um conceito de produto, que se baseia numa tecnologia. No fundo, querem fazer a ponte entre a ciência, as universidades e o mercado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais