Sábado – Pense por si

Um valor a preservar

03 de junho de 2011 às 11:00

Ao ano de 2010 foi particularmente marcante para a política mundial de biodiversidade.

Na conferência das partes da Convenção da Diversidade Biológica celebrada em Outubro em Nagóia, no Japão, foi possível aprovar um Plano de Acção que em breve se transformará em acordo vinculativo. Entre os pontos acordados salienta-se o compromisso de proteger 17% da superfície terrestre e 10% da marinha até 2020. Existe ainda a garantia de que os países signatários beneficiarão da riqueza gerada pela exploração dos recursos genéticos provenientes do seu território, pois foi igualmente aprovado o regime jurídico para o acesso e partilha dos benefícios (ABS - Access and Benefit Sharing) dos recursos genéticos e da biodiversidade. Na prática, um país onde é descoberta uma molécula de origem natural promissora a nível farmacêutico terá forçosamente uma parte dos benefícios que essa possa gerar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.