Sábado – Pense por si

Rajoy aceita convite do rei e vai tentar formar governo

28 de julho de 2016 às 19:24
As mais lidas

No Palácio de La Moncloa, o presidente do PP anunciou que aceitou o convite do rei para formar governo e que assumiu o compromisso de fazer "todos os esforços possíveis para alcançar os acordos que Espanha precisa"

O chefe do Executivo espanhol em funções e líder do Partido Popular (PP, de direita), Mariano Rajoy, anunciou, esta quinta-feira, após um encontro com o rei Felipe VI, que vai submeter-se à investidura e tentar formar governo.

 

Numa conferência de imprensa no Palácio de La Moncloa em Madrid, sede da presidência do Governo espanhol, Mariano Rajoy anunciou que aceitou o convite do rei para formar governo e que assumiu o compromisso de fazer "todos os esforços possíveis para alcançar os acordos que Espanha precisa".

 

Rajoy explicou que vai dirigir-se "de forma preferencial" às forças "constitucionalistas", com as quais acredita "ser razoável encontrar acordos". Também assegurou que vai "redobrar os esforços" da negociação.

 

Nesse sentido, o líder do PP indicou que vai iniciar na sexta-feira as negociações com as outras forças políticas, comprometendo-se a informar num "prazo razoável de tempo" sobre o resultado das conversações, sem avançar uma data concreta.

 

Rajoy reiterou o objectivo principal de evitar a realização de novas eleições em Espanha, as terceiras, e apelou ao respeito da vontade expressa pelos eleitores espanhóis nas urnas.