Quem é Conan Osiris, o músico que vai representar Portugal no Festival da Eurovisão

CM 03 de março de 2019

Conheça Tiago Miranda, o "rapaz de Lisboa" que aprendeu a fazer música "por tentativa e erro".

Por Correio da Manhã - Correio da Manhã

O Festival da Canção de 2019 escolheu, este sábado, Conan Osiris para representar Portugal no Festival da Eurovisão em Israel. O nome do músico é Tiago Miranda que durante o Festival da Canção dividiu opiniões entre os jurados com a sua música "Telemóveis".

O músico de 30 anos falou à SÁBADO no ano passado - por altura do seu primeiro concerto de sempre - e definiu-se como "um rapaz de Lisboa" que aprendeu a fazer música sozinho, "por tentativa e erro" em casa com o seu computador, enquanto estudava Design Gráfico em Castelo Branco.

"Foi por acidente. Nem sabia bem a diferença entre Artes Plásticas e Design... Acabou por não ser bem a minha cena, mas deixei-me ficar porque curtia o sítio e os amigos." Foi lá que conheceu Rúben de Sá Osório, então a estudar Moda e que se tornou o seu estilista. "Quer queira quer não, vou acompanhando a moda e descobrindo cenas através dele", diz Conan, antes de definir o seu estilo pessoal como "a mãe do Kevin [de Sozinho em Casa] a ir para o aeroporto, vestida à pressa".

O álbum que o lançou para a ribalta, Adoro Bolos, foi escrito em abril de 2017 e produzido entre setembro e dezembro desse ano. Durante esse tempo, Conan Osiris trabalhou numa sex shop - onde esteve durante seis anos - e o tempo para a música ficava nas férias que marcava para ficar em casa a compor, com o seu melhor amigo a ser o gravador do telemóvel. "Oitenta por cento das minhas férias eram para trabalhar. É fodido ser português", contou à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login