Sábado – Pense por si

Peregrinação alastra-se às ruas limítrofes

Milhares de pessoas foram incapazes de aceder ao recinto do Santuário de Fátima demonstrando a sua fé acendendo e caminhando com velas acesas pelas ruas limítrofes

Milhares de pessoas que foram incapazes de aceder ao recinto do Santuário de Fátima pela entrada lateral sul, demonstraram hoje a sua fé acendendo e caminhando com velas acesas pelas ruas limítrofes.

Nas imediações da Casa de Nossa Senhora do Carmo, as pessoas vão-se amontoando e, de velas acesas, assinalam o final do primeiro dia da peregrinação internacional, este ano presidida pelo papa Francisco.

Francisco está esta sexta-feira e sábado na Cova da Iria, para assinalar o Centenário das Aparições e, ainda, para canonizar os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O papa marcava hoje à noite presença no santuário há pouco tempo e as ruas do lado sul do recinto estavam, cerca das 21:30, com milhares de peregrinos a deslocarem-se para o espaço de oração, constatou a agência Lusa no local.

Algumas centenas de peregrinos optaram também por sair da zona sul de acesso ao Santuário e tentar entrada pela zona da Basílica da Santíssima Trindade, no topo do recinto.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.