O Governo de Pedro Passos Coelho não é o mais novo da democracia. Há 16 anos, Cavaco Silva escolheu um Executivo com a mesma média de idades: 47 anos. Passos Coelho assume hoje a liderança do Governo com a mesma idade que o actual Presidente da República tinha em 1985: 46 anos.
O Governo que hoje toma posse – o XIX Governo Constitucional – é um dos mais novos da democracia. A média de idades do primeiro-ministro e dos novos 11 ministros é de 47 anos, precisamente a mesma dos ministros e do líder do Executivo do primeiro governo liderado por Cavaco Silva e que tomou posse em 1985. Na altura, o ministro mais velho era Leonardo Eugénio Ramos Ribeiro de Almeida, ministro da Defesa Nacional, com 61 anos. Agora, esse “posto” cabe a Nuno Crato, que assume a pasta da Educação com 59 anos. Curiosamente, os membros mais jovens dos dois Governos são mulheres. Em 1985, Leonor Beleza assumiu a pasta da Saúde com 37 anos. Hoje, Assunção Cristas toma posse como ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território com 36 anos. Outra das coincidências entre os dois Governos é o facto de tanto Cavaco Silva, em 1985, como Passos Coelho, assumirem o cargo de primeiro-ministro com a mesma idade: 46 anos. Mas ao contrário do que acontece hoje com Passos Coelho, Cavaco Silva já tinha experiência governamental, pois tinha assumido a pasta das Finanças no governo anterior. Em 1985, Cavaco Silva escolheu para a pasta da Finanças um jovem economista com apenas 41 anos. Esta não foi a primeira experiência governamental de Miguel Cadilhe. Com 36 anos, o economista ocupou o cargo de secretário de Estado do Planeamento no Executivo de Sá Carneiro. Mira Amaral foi outro dos jovens do primeiro Governo de Cavaco Silva. O engenheiro assumiu a pasta do Trabalho e da Segurança Social com 40 anos. A pessoa escolhida por Passos Coelho para liderar a área do Trabalho, Álvaro Santos Pereira tem 39 anos. E Pedro Mota Soares, que ficará com a Segurança Social, tem 39 anos. Governo de Sócrates era sete anos mais velho Quando comparamos a média de idades do novo Executivo com o anterior, liderado por José Sócrates, concluímos que este era sete anos mais velho. O Governo de Sócrates tinha uma média de idades de 54 anos. Na altura da tomada de posse, em 2009, Alberto Martins era o ministro mais velho, com 64 anos, e António Serrano o mais novo com 44 anos. O primeiro-ministro tinha, na altura, 52 anos. Outra das diferenças que salta a vista quando comparamos os dois Governos é a diversidade de formações no Executivo de José Sócrates. Desde engenheiros a historiadores, passando por filósofos e pianistas, todos tiveram lugar no anterior Executivo. No Governo de Passos Coelho, só Miguel Relvas (formado em ciência política) “destoa” num Executivo dominado por economistas e juristas. Na verdade, quando comparamos os três Governos (Cavaco Silva, em 1985, José Sócrates, em 2009, e Passos Coelho, em 2011), só o novo Executivo não tem engenheiros entre os seus ministros.
Passos chega a primeiro-ministro com a mesma idade que Cavaco num governo sem engenheiros
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.