MyShake, a app que transforma o telemóvel num sismógrafo

Negócios 15 de fevereiro de 2016

Uma nova aplicação para o telemóvel desenvolvida por investigadores norte-americanos em parceria com a alemã Deutsche Telekom permite transformar um smartphone num género de sismógrafo. O objectivo é criar uma rede global de sensores sísmicos.

Por Inês F. Alves - Jornal de Negócios

Investigadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e a empresa alemã de telecomunicações Deutsche Telekom desenvolveram em parceria uma "app" que faz as vezes de um sismógrafo, ou seja, trata-se de um sensor de movimento capaz de detectar sismos. A aplicação, denominada MyShake, grava a amplitude de um tremor em tempo real e envia estes dados e informações relativas à localização do aparelho para o laboratório sísmico de Berkeley para análise, escreve a Bloomberg.
Segundo a agência, o objectivo desta iniciativa é criar uma rede global, um género de sismógrafo colectivo, capaz de alertar atempadamente as pessoas de eventuais sismos. Assim sendo, quantas mais pessoas usarem a aplicação, melhor este sismógrafo colectivo funcionará.
"MyShake pode alertar pessoas potencialmente afectadas uns valiosos segundos antes da ocorrência e, idealmente, salvar vidas", explicou a Deutsche Telekom em comunicado divulgado esta segunda-feira. A app poderá ser especialmente importante para países como o Nepal ou o Peru, "que têm uma rede sísmica dispersa, ou sistemas de alerta ou nenhum destes [sistemas] – mas que têm milhões de utilizadores de smartphones".Segundo o comunicado, a aplicação será apresentada em Barcelona, no Congresso Mundial de Telecomunicações Móveis. Actualmente, a aplicação só está disponível, gratuitamente, para utilizadores do sistema operativo Android. A mesma "app" para o sistema IOS (do iPhone) está "a ser planeada", pode ler-se no documento.Explica a empresa que esta aplicação "grava continuamente dados num acelerómetro" – um dispositivo usado para medir a aceleração própria – desde que o telemóvel esteja ligado a uma rede de internet sem fios (wi-fi).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login