Sábado – Pense por si

Judoca Jorge Fernandes conquista medalha de bronze em Glasgow

O português garantiu hoje a medalha de bronze no European Open de Glasgow, ao vencer o polaco Damian Szwarnowiecki por ‘ippon’

O judoca português Jorge Fernandes (-73 kg) garantiu hoje a medalha de bronze noEuropeanOpende Glasgow, ao vencer o polacoDamianSzwarnowieckipor‘ippon’.

Jorge Fernandes realizou cinco combates (quatro vitórias e uma derrota) até chegar ao bronze, numa categoria em que caiu para arepescagem, após perder com o francêsGuillaumeChaine, que viria a conquistar a medalha de ouro.

Na mesma categoria, Nuno Saraiva teve que se contentar com um quinto lugar, apesar de ainda ter chegado às meias-finais.

O judoca português perdeu no combate que lhe daria a presença na final também frente aGuillaumeChaine(porippon) e na luta pela medalha de bronze com outro gaulês, no caso BenjaminAxus, porwaza-ari.

Em Glasgow estiveram ainda Diogo César e AntoineMassart, ambos em -66 kg e que foram eliminados logo ao primeiro combate.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.