Sábado – Pense por si

IPMA acompanha evolução de depressão tropical a oeste dos Açores

Lusa 01 de setembro de 2022 às 12:18
As mais lidas

Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos "já classificou o sistema meteorológico como depressão tropical 5". Ainda não se sabe se vai atingir arquipélago.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) "está a acompanhar a evolução de uma depressão tropical que se formou a oeste/sudoeste dos Açores", sendo prematuro, para já, aferir se o arquipélago será afetado.

LUSA / EUMETSA/IPMA / PORTUGAL

A informação foi avançada etsa quinta-feira de manhã à agência Lusa pela meteorologista Rita Mota, da delegação do IPMA nos Açores, revelando que o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos "já classificou o sistema meteorológico como depressão tropical 5".

Rita Mota explicou que às 09h00 de hoje a depressão se encontrava a 1.575 quilómetros a oeste dos Açores, com deslocamento lento para leste/nordeste.

A meteorologista disse que "ainda é difícil avaliar a trajetória deste sistema meteorológico" e afirmar "se o arquipélago será afetado e a forma como será".

"Nas próximas horas deverá haver alguma evolução, sendo esperado que esta depressão tropical seja nomeada. O IPMA está a acompanhar", acrescentou.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.