Sábado – Pense por si

GNR fiscaliza autocarros de viagens de finalistas

A operação Spring Break vai decorrer em território nacional e nas fronteiras terrestres em colaboração com a Guarda Civil espanhola

A GNR vai realizar entre hoje e o dia 28 de Março acções de sensibilização e de fiscalização nas fronteiras terrestres portuguesas para "prevenir a adopção de comportamentos de risco" dos jovens que se deslocam em viagens de finalistas.

A operação, denominada "Spring Break" decorre em duas fases e é realizada pela GNR em colaboração com a Guarda Civil espanhola.

A GNR adianta em comunicado hoje divulgado que a primeira fase da operação decorrerá, em todo o território nacional, entre hoje e quinta-feira, 17 de Março.

Nesta fase, militares do Programa Escola Segura realizam acções de sensibilização junto dos jovens, "alertando-os para os comportamentos de riscos associados a estas viagens", indica a fonte.

Na segunda fase, que vai decorrer entre sexta-feira e o dia 28, militares dos Comandos Territoriais da GNR, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de detecção de droga, farão acções de fiscalização junto às fronteiras terrestres "no sentido de detectar a prática de ilícitos".

As acções de fiscalização serão realizadas nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (distrito da Guarda), Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro).

A GNR explica que pretende "prevenir a adopção de comportamentos de risco por parte da população jovem que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e para a Catalunha."

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.