Sábado – Pense por si

Furacão deve atingir os Açores hoje ao final da manhã

02 de setembro de 2016 às 09:04
As mais lidas

O centro do furacão Gaston encontrava-se às 22h00 de Lisboa a aproximadamente 765 quilómetros a oeste do Faial, devendo atingir o arquipélago dos Açores como tempestade tropical a partir do meio-dia de hoje

Segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, o furacão desloca-se a 46 quilómetros/hora e deve atingir os Açores como tempestade tropical. 

A tempestade tropical vai atingir, sobretudo, as ilhas dos grupos Ocidental e Central.

As previsões apontam para os grupos ocidental e central vento "muito forte" com rajadas até 110 quilómetros por hora, precipitação intensa e ondas até oito metros nas Flores e Corvo e até seis metros nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa.

A Autoridade Marítima dos Açores pediu à população em geral que se afaste da orla costeira e à comunidade marítima que proteja os seus bens, nomeadamente o reforço da amarração das embarcações.

A Protecção Civil pediu às pessoas para garantirem a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, retirada de inertes e de outros objectos que possam ser arrastados.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.