Sábado – Pense por si

Festival de Sintra faz 50 anos com homenagem a Marquesa do Cadaval

Evento decorre de 9 de Maio a 7 de Junho e vai ser dedicado ao Romantismo

Um recital do pianista Nelson Freire vai abrir a 50.ª edição do Festival de Sintra, que decorre de 9 de Maio a 7 de Junho. Dedicado ao Romantismo, o evento deste ano homenageia a Marquesa de Cadaval.

 

"Profundamente envolvida no mecenato e no mundo musical, Olga Nicolis di Robilant, Marquesa de Cadaval", que dirigiu a antiga Sociedade de Concertos fundada pelo pianista e compositor Vianna da Motta, "foi uma grande impulsionadora da carreira de jovens músicos que, mais tarde, viriam a tornar-se nomes sonantes do panorama musical", indicou a organização, na apresentação do festival, no Palácio de Queluz.

 

Nelson Freire, que venceu o concurso internacional Vianna da Motta, em 1964, e foi um dos jovens talentos apoiados pela Marquesa de Cadaval, no início da carreira internacional, vai inaugurar, por isso, no dia 9 de maio, a 50.ª edição do festival, com um recital no Centro Cultural Olga Cadaval, assinalando também os 70 anos do pianista.

 

No dia 10 de maio o festival mostrará os "Jovens Talentos", nomes emergentes da música clássica como Varvara Kutusova, de 11 anos, e Alexander Malofeev, de 13 anos, adiantou o director artístico do Festival de Sintra, o pianista Adriano Jordão. "Pensei que seria bonito fazer aquilo que a senhora Marquesa fazia, que era promover os talentos mais jovens", afirmou.

 

No segundo fim-de-semana, a 15 de maio, irá realizar-se um recital de música de câmara, pelo duo do violinista francês Frédéric Pelassy e do pianista de origem marroquina Ghizlane Hamadi, no Palácio Nacional de Sintra.

 

Nos dias seguintes, o Trio Aetemus e o Quarteto de Moscovo apresentam-se na Quinta da Piedade, da condessa Teresa Schonbordn, neta da Marquesa de Cadaval.

 

O Trio Aetemus é composto por músicos europeus, oriundos da Arménia, Polónia e Reino Unido, que se cruzaram em Portugal, ocupando posições nas orquestras Sinfónica Portuguesa e Gulbenkian, entre outras formações, e o Quarteto de Moscovo, criado em 1989, é o "quarteto residente" de Cascais, e reúne músicos de origem russa, fixados em Portugal, e o violetista e compositor português Alexandre Delgado. 

 

De 22 a 24 de Maio, sob o tema "piano romântico", os músicos Anna Pavlova, Jeffrey Swann e Anastasyia Naplekova revisitam obras de alguns dos mais reconhecidos compositores da música de tradição europeia, do final do século XVIII e do século XIX, como Shubert, Liszt, Chopin, Haydn e Tchaikovsky, entre outros.

 

A organização aponta como "momento alto" desta edição, o fim-de-semana dedicado à Marquesa de Cadaval, com dois concertos no Palácio Nacional de Sintra.

 

O primeiro realiza-se no dia 29 de Maio, com a participação do Quarteto Lopes-Graça com a pianista Olga Prats; o segundo, no dia 31 de Maio, sob o lema "Evocações", que congrega "obras queridas da Marquesa", de compositores como Monteverdi, Vivaldi, Rossini, Mendelssohn e Brahms, atravessando quase toda a história da música, desde o barroco inicial.

 

Neste fim-de-semana de homenagem realiza-se ainda o "Ausências", um recital com a pianista Carla Seixas e declamação de poesia pelos actores Leonor Seixas e Paulo Pires.

 

A fechar a edição, realiza-se o Concerto Comemorativo dos 40 anos do Conservatório de Música de Sintra, no Palácio Nacional de Queluz, a 5 de Junho, e o concerto de encerramento, dia 6, no Largo Fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz, com a Banda Sinfónica da GNR e o Coro Lisboa Cantat.

 

À excepção deste último concerto de encerramento, que será de entrada livre, todos os outros terão um custo de €10, sendo que o valor reverte para o novo espaço do Conservatório de Música de Sintra.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.