Sábado – Pense por si

Explosão de carro-bomba faz 189 mortos na Somália

A explosão de um camião armadilhado no sábado no centro de Mogadíscio, capital da Somália, provocou a morte a 189 pessoas e feriu pelo menos 200

A explosão de um camião armadilhado no sábado no centro de Mogadíscio, capital da Somália, provocou a morte a 189 pessoas e feriu pelo menos 200, segundo a AP.

De acordo com o capitão da polícia, Mohamed Hussein, muitas das vítimas morreram nos hospitais devido aos ferimentos provocados pela explosão, que visava um hotel situado numa movimentada rua da capital somali.

O Presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, declarou três dias de luto e apelou à população para que doasse sangue para as vítimas nos hospitais.

Segundo o capitão da polícia, o camião tinha suscitado suspeitas e estava a ser seguido por agentes no momento em que explodiu.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.