Sábado – Pense por si

Estátua de Nossa Senhora de Fátima vandalizada em Nova Iorque

A estátua de Nossa Senhora de Fátima e os Três Pastorinhos junto à igreja de Santo António de Pádua, no Soho, em Nova Iorque, foi vandalizada

A estátua de Nossa Senhora de Fátima e os Três Pastorinhos junto à igreja de Santo António de Pádua, no Soho, em Nova Iorque, foi vandalizada na passada segunda-feira

As câmaras de vigilância captaram um homem sozinho, na madrugada de segunda-feira, a saltar a vedação, arrancar as estátuas dos pastorinhos da sua base e a atirá-las contra a estátua de Nossa Senhora.

"Ele ficou ali e atirou cada estátua com toda a sua força. Parecia zangado. Porque é que alguém faria uma coisa dessas?", disse o padre Mario Julian ao canal de televisão CBS.

A estátua foi uma oferta da comunidade portuguesa que se estabeleceu no Soho em meados do século passado e que usava esta igreja para as suas celebrações religiosas.

As estátuas já foram colocadas de novo no seu lugar, mas estão muito danificadas, algumas sem mãos e uma delas sem o nariz.

O padre Julian não sabe se podem ser reparadas e diz que a substituição custaria entre 7 a 8,8 mil euros.

"Estão partidas, faltam algumas peças, não sei se podem ser reparadas. Talvez precisemos substituir todas", disse, acrescentando que as pessoas da paróquia "são ótimas" e que "tem esperança" de que serão angariados fundos para a sua recuperação. "Pedes uma coisa e elas fazem acontecer, Deus as abençoe", concluiu.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.