Conselho Europeu aprova acordo do Brexit. "Voltámos a tomar controlo", diz May

CM 25 de novembro de 2018

Acordo de saída do Reino Unido da União Europeia deve ainda ser ratificado pelos Parlamentos Europeu e britânico.

Por Correio da Manhã - Correio da Manhã

Donald Tusk, o líder do Conselho Europeu, confirmou que os líderes dos 27 países-membro da União Europeia aprovaram o acordo do Brexit, assinado com a primeira-ministra britânica Theresa May. A confirmação de Tusk foi feita através da sua conta oficial na rede social Twitter: "A Europa a 27 apoiou o Acordo de Saída e a Declaração Política das relações futuras entre o Reino Unido e  Brexit".
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, escreveu uma carta aberta a todos os britânicos onde jurava ter, desde o início do seu mandato, fazer todos os possíveis para fazer cumprir o resultado do referendo que ditou o Brexit. E na missiva tudo parece bom para o Reino Unido, apesar de o documento agora assinado estar a ser altamente contestado no parlamento britânico. May diz que, finalmente, o Reino Unido volta a ter controlo sobre as suas fronteiras, dinheiro e justiça.

"O Conselho Europeu endossa o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia [...]. Nessa premissa, o Conselho Europeu convida a Comissão, o Parlamento Europeu, e o Conselho a empreenderem os passos necessários para assegurar que o acordo entra em vigor a 30 de março de 2019, para garantir uma saída ordenada", lê-se nas conclusões da cimeira extraordinária de hoje.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login