Sábado – Pense por si

Austrália vai fechar campo de refugiados na Papua Nova Guiné

A Austrália concordou em fechar o campo de refugiados em Manus Island, na Papua Nova Guiné, local onde se encontram centenas de refugiados que pediram asilo

A política australiana em matéria de imigração - que inclui o internamento em centros de refugiados em países vizinhos - tem sido muito criticada dentro e fora do país.

Em Abril, esta politica sofreu um revés, quando o Supremo Tribunal da Papua Nova Guiné declarou "ilegal e anticonstitucional" a colocação por parte da Austrália dos refugiados que pediam asilo naquele campo no território da Papua.

"Tanto a Papua Nova Guiné como a Austrália concordaram que o campo é para ser fechado", avançou o primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, Peter O'Neill.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.