Sábado – Pense por si

Alemanha propõe secretário de Estado das Finanças para substituir Stark

11 de setembro de 2011 às 10:51

A Alemanha propôs hoje que o seu actual secretário Estado das Finanças, Jörg Asmussen, substitua o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE) Jürgen Stark, que pediu a demissão na sexta-feira por "razões pessoais".

O anúncio da substituição, que será apresentada por Berlim aos parceiros europeus, foi feito hoje, em Marselha (França), pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. Jürgen Stark (na foto), de 63 anos, comunicou a demissão do cargo na sexta-feira ao presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, alegando "razões pessoais". Era conhecida a oposição do economista alemão à compra de dívida pública dos países da Zona Euro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.