Sábado – Pense por si

Alemanha aceita que FEEF compre dívida pública no mercado primário

31 de agosto de 2011 às 12:11

Segundo a Dow Jones, o documento aprovado hoje pelo Governo alemão prevê que o fundo de socorro do euro possa comprar dívida directamente aos Estados da união monetária. A confirmar-se, Berlim terá realizado que, para salvaguardar o euro, é preciso ir mais longe do que previa o acordo europeu de 21 de Julho.

A Alemanha poderá ter dado mais um passo no sentido da criação de obrigações europeias. De acordo com a Dow Jones, que cita o documento que terá sido hoje aprovado pelo Governo alemão, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) poderá “também comprar dívida pública no mercado primário”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Violência na criação da vida

A forma mais encoberta da violência obstétrica, isto é, a violência verbal, inclui comentários desrespeitosos, reprimendas desnecessárias, ironia, insultos, ameaças, culpabilização e humilhação da grávida.

Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.