Sábado – Pense por si

Incêndios: Governo decreta situação de alerta entre domingo e terça-feira

Decisão surge numa altura em que o país se prepara para entrar numa terceira vaga de calor. Governo já tinham alertado que o "esforço da comunidade nacional é indispensável".

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou esta sexta-feira que o território continental vai estar em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios.

"Tomámos a decisão de determinar a situação de alerta para os dias 21, 22 e 23 – domingo, segunda e terça-feira, com reavaliação na segunda-feira ao fim do dia, tendo em vista reavaliar a necessidade de manter ou alterar a situação de alerta. Toda esta circunstância se aplica ao território continental", afirmou o governante, após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide (Oeiras).

Temperaturas altas, seca extrema e risco de incêndios: vem aí a terceira vaga de calor

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.