Secções
Entrar

Suécia vai reabir a investigação ao assassinato de Olof Palme

16 de novembro de 2016 às 09:28

A Suécia vai reabrir o inquérito sobre a morte do primeiro-ministro Olof Palme, assassinado em Estocolmo em 1986, apesar das inúmeras pistas já investigadas pelas autoridades

A Suécia vai reabrir o inquérito sobre a morte do primeiro-ministro Olof Palme, assassinado na capital sueca em 1986, apesar das inúmeras pistas já investigadas pelas autoridades, anunciou a procuradoria de Estocolmo.

Olof Palme, primeiro-ministro e líder do Partido Social Democrata sueco, foi morto a tiro na rua, quando se encontrava acompanhado da mulher, tendo o assassino fugido com a arma do crime.

Nos anos 1980 mais de dez mil pessoas foram interrogadas e 134 declararam-se culpadas mas o crime continua por resolver.

Em 1989, Christer Pettersson, um toxicodependente sueco, chegou a ser condenado pelo crime depois de ter sido identificado por Lisbet Palme, viúva do primeiro-ministro.

Apesar da condenação em primeira instância, o processo de identificação foi fortemente criticado, e o homem acabou por ser libertado poucos meses depois.

Na altura, o testemunho de Lisbet Palme foi retirado por terem sido verificadas graves falhas técnicas no processo.

Petterson, que morreu em 2004, chegou a admitir a autoria do crime mas acabou por negar a confissão inicial.

O novo inquérito vai ser conduzido pelo procurador Krister Petersson, especialista em crime organizado, e que ao longo dos últimos 20 anos tem estado envolvido em investigações de grandes casos como o assassinato de Ana Lindh, ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, morta à facada em 2003 por um homem com problemas psiquiátricos.

Segundo a Procuradoria, Petersson vai dar início ao processo em Fevereiro de 2017.

"Sinto-me honrado e aceito a missão com energia", declarou Petersson através de um comunicado, considerando tratar-se de uma questão "interessante" e "importante".

O Caso Olof Palme reúne milhares de documentos que ocupam 250 metros de estantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela