Secções
Entrar

Sporting apresenta participações contra quatro dirigentes do Benfica

01 de dezembro de 2015 às 15:16

Queixas seguem-se à decisão do Benfica, que também fez participações disciplinares contra quatro dirigentes leoninos

O Sporting anunciou hoje que vai apresentar queixas na Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) contra responsáveis do Benfica, devido a declarações e à conduta pública destes durante a temporada.

Em comunicado, os leões apontam Rui Gomes da Silva, elemento da direcção do Benfica, Rui Costa, administrador da Benfica SAD, João Gabriel, director de comunicação do Benfica e Benfica SAD, e Pedro Guerra, director de conteúdos da BTV (canal de televisão dos encarnados), como alvos dos processos.

Para o Sporting, a conduta destes responsáveis encarnados enquadra-se "na prática de ilícitos disciplinares muito graves e/ou graves, tais como, entre outros, 'exercício e abuso de influência', coacção sobre árbitros', 'declarações sobre arbitragem antes dos jogos', 'declarações sobre a organização das competições' e 'lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros, árbitros e demais agentes'".

No mesmo comunicado, os leões dizem que vão "reforçar os esforços nas queixas já apresentadas pela oferta das caixas incluindovouchers de refeições e visitas a museus a árbitros, delegados e observadores", considerando que a reacção do Benfica "vem demonstrar novamente que a denúncia pública realizada causou um forte mal-estar".

Afiançando que "aguardará pela investigação e apreciação dos factos pelas entidades jurisdicionais competentes", a SAD do Sporting "informa ainda que, como tem sido sua conduta habitual, irá juntar mais estas participações às já apresentadas anteriormente à Secretaria de Estado do Desporto e Juventude".

O clube leonino afirma ainda que "não se deixará coagir por estratégias de manipulação da opinião pública e de escamoteamento de actos que violam claramente os regulamentos desportivos e códigos de ética das instâncias que tutelam o futebol europeu e mundial".

"A luta pela verdade desportiva tem de prosseguir o seu caminho apesar dos inúmeros obstáculos que os que são adversos à mesma nos tentem colocar", lê-se no documento.

Também hoje, o Benfica tinha anunciado a apresentação de participações disciplinares na CII da LPFP contra o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, o treinador dos leões, Jorge Jesus, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, e o director-geral de futebol do clube, Octávio Machado, por declarações e conduta ao longo da temporada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela