Secções
Entrar

Resgatados oito tripulantes norte-coreanos de pesqueiro no Japão

24 de novembro de 2017 às 07:35

O motor da embarcação avariou e acabaram por alcançar a costa, explicaram os pescadores.


Oito pescadores norte-coreanos que seguiam a bordo de um barco que alcançou a costa nordeste do Japão, alegadamente devido a uma avaria no motor, foram resgatados pelas autoridades, informou hoje o Governo japonês.

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

A embarcação de madeira e os tripulantes foram localizados pelas autoridades no porto da cidade de Yurihonjo, em Akita, após um telefonema, na noite de quinta-feira, de um morador da zona que viu "gente suspeita" a andar pela praia.

Os tripulantes resgatados, que se identificaram como norte-coreanos, explicaram que estavam a pescar quando o motor do barco avariou, tendo depois alcançado a costa, indicou o ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga.

Relativamente à repatriação para a Coreia do Norte dos pescadores, Yoshihide Suga adiantou que esse processo vai ser colocado em marcha quando for concluída a investigação da polícia e em conformidade com os resultados da mesma, estando a ser analisada a hipótese de pesca ilegal.

Em 15 de Novembro, a guarda costeira japonesa resgatou três pescadores norte-coreanos de um barco que naufragou no Mar do Japão, com 15 tripulantes a bordo.

Tóquio decidiu repatriar quase de imediato os três pescadores depois de terem expressado o desejo de voltar ao seu país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela