Secções
Entrar

Portugal e Ronaldo nomeados para os Prémios Laureus

11 de janeiro de 2017 às 19:55

O capitão da selecção nacional pode tornar-se o primeiro futebolista a conquistar o galardão de desportista masculino do ano. A selecção de futebol tem a concorrência da selecção olímpica brasileira de futebol, do Real Madrid, dos Cleveland Cavaliers, da Mercedes e dos Chicago Hubs

A selecção portuguesa de futebol e Cristiano Ronaldo foram nomeados para os Prémios Laureus de melhor equipa e de desportista masculino do ano, respectivamente, sendo os vencedores conhecidos na gala de 14 de Fevereiro, no Mónaco.

O capitão da selecção nacional, que venceu recentemente o prémio FIFA The Best e a Bola de Ouro da revistaFrance Football, pode, assim, tornar-se o primeiro futebolista a conquistar o galardão de desportista masculino do ano. Cristiano Ronaldo concorre com o atleta jamaicano Usain Bolt, o atleta britânico Mo Farah, os basquetebolistas norte-americanos LeBron James e Stephen Curry e o tenista britânico Andy Murray. Esta é já a quarta nomeação do jogador português, depois de ter sido considerado para o prémio em 2009, 2014 e 2015.

Para o prémio de desportista feminina do ano, a organização dos Prémios Laureus destacou as seguintes atletas: Simone Biles (EUA/ginástica), Allyson Felix (EUA/atletismo), Angelique Kerber (Alemanha/ténis), Katie Ledecky (EUA/natação), Elaine Thompson (Jamaica/atletismo) e Laura Trott (Grã-Bretanha/ciclismo).

Já a selecção portuguesa de futebol, que surge entre os nomeados pela conquista do Euro2016, tem a concorrência no prémio de equipa do ano da selecção olímpica brasileira de futebol, do Real Madrid, dos Cleveland Cavaliers (basquetebol), da Mercedes (Fórmula 1) e dos Chicago Hubs (basebol).

Na categoria de revelação do ano, os nomeados são: a etíope Almaz Ayana (atletismo), a equipa masculina de sevens de Fiji (râguebi), a selecção masculina de futebol da Islândia, o campeão inglês de futebol Leicester, Nico Rosberg (Fórmula 1) e o sul-africano Wayde van Niekerk (atletismo).

Por sua vez, a atleta espanhola Ruth Beitia, o nadador norte-americano Michael Phelps, o tenista argentino Juan Martin del Potro, o triatleta da Mauritânia Fabienne St. Louis, o cavaleiro britânico Nick Skelton e o esquiador norueguês Aksel Lund Svindal são os nomes eleitos para a categoria de regresso do ano.

A organização conta ainda com um prémio para os atletas de ação, para o qual foram nomeados Rachel Atherton (Grã-Bretanha/mountain bike), Pedro Barros (Brasil/skate), John John Florence (EUA/Surf), Chloe Kim (EUA/snowboard), Kelly Sildaru (Estónia/ski) e Tyler Wright (Austrália/surf).

Por fim, o atleta paralímpico do ano será conhecido do seguinte lote de desportistas: Ihar Boki (Bielorrússia/natação), Omara Durand (Cuba/atletismo), Marcel Hug (Suíça/atletismo), Sophie Pascoe (Nova Zelândia/natação), Siamand Rahman (Irão/levantamento de peso) e Beatrice Vio (Itália/esgrima em cadeira de rodas).

Os prémios Laureus são atribuídos desde o ano 2000, tendo Lisboa acolhido a organização das edições de 2004 e 2005. A cerimónia deste ano realiza-se no dia 14 de Fevereiro, no principado do Mónaco.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela